O copywriting é hoje a ferramenta mais eficaz para você atingir seus objetivos dentro do marketing digital. É um modo completamente diferente da escrita tradicional. E para se desenvolver como profissional do mercado digital é imprescindível dominar a escrita persuasiva, o storytelling e a arte de vender através de palavras.

O que é então o copywriting?

Escrever é a mais pura arte da comunicação. E para ganhar dinheiro online basta apenas um texto de distância. Todo escritor de sucesso já foi um fracasso um dia e basta um único texto excelente para você se tornar conhecido, formar uma audiência que devora suas publicações e ainda ser remunerado de maneira justa pelas suas habilidades como escritor.

Estamos dentro da revolução digital e a leitura é o que move esse mercado, tornando dessa forma a escrita parte dessa revolução. Toda escrita é uma transação em que os copywriters compram sua atenção enquanto os leitores a vendem.

Copywriting significa o uso das palavras corretas para se comunicar com seu público no intuito de guiá-lo para uma tomada de decisão. Seja para vender, ou para se aproximar mais da sua audiência, estudar copywriting é essencial para uma boa comunicação na internet e em qualquer outro meio. 

Através de páginas de vendas, emails ou produzindo conteúdos, a escrita será a base do crescimento do seu negócio e das suas vendas, seja de produtos ou serviços. Todos nós gostamos de comprar, mas incomoda a sensação de que estamos sendo convencidos a isso. Estudar copywriting é dominar a arte da persuasão, sendo fundamental para podermos vender mais.

Como a leitura pode te ajudar no desenvolvimento do copywriting

A leitura leva a melhora sensível da escrita, aumentando seu vocabulário e maneira de se expressar. Pensando nisso, também nesse artigo vou indicar alguns livros que julgo ser importantes para complementar os estudos e entender bem mais desse universo que envolve o copywriting.

Um ritmo interessante e eficaz para poder aprender com a leitura é ler pelo menos um livro por semana. A leitura não pode ser encarada de forma passiva ao consumir informações. Devendo durante a leitura fazer perguntas, buscar pelas respostas, avaliar e aplicar na sua própria vida, dentro da sua própria realidade e decidir que é bom ou não.

Dá bastante trabalho, mas o caminho é recompensador. Ao invés de sair lendo todo tipo de livro sobre copywriting e escrita do mercado, você pode começar por essa lista que pesquisei para você.

1.Pré-suasão: a influência começa antes mesmo da primeira palavra – Robert Cialdini

O livro escrito pelo psicólogo Robert Cialdini mostra a técnica de pré-suasão. O autor diz que se você guiar a atenção do seu ouvinte estrategicamente, antes mesmo de oferecer uma proposta, ele já estará pronto para dizer “sim”.

2.As armas da persuasão: como influenciar pessoas e não se deixar influenciar – Robert B. Cialdini

Nesta obra, escrita antes do livro “Pré-suasão”, Cialdini decidiu investigar os mecanismos por trás da persuasão. O que ele descobriu está nesse livro para pessoas que querem aprender a influenciar outras ou para aquelas que não querem mais ser manipuladas por pessoas que conhecem a ciência da persuasão.

3.Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Quer aprender a conhecer a mente humana e o processo de tomada de decisões nos negócios e na vida pessoal e a influência das emoções nas nossas escolhas? Esse é o livro ideal para aprofundar no assunto.

4.Confissões de um publicitário- David Ogilvy

Um dos melhores livros sobre copywriting escrito por um dos maiores publicitários de todos os tempos.
David Ogilvy mostra como criar campanhas milionárias de um jeito leve e direto ao ponto, através de princípios servem também para vender produtos no mercado digital.

5.Storybrand – Donald Miller

Contar histórias é a melhor forma de vender. Não existe maneira mais simples e eficiente de explicar o que o seu negócio pode fazer pelos seus clientes do que através de uma boa história. O livro ensina o passo a passo para você criar a história da sua própria empresa.

E para aqueles que dominam o inglês, recomendo esses ótimos livros de copywriting:

6.The one sentence persuasion course- Blair Warren

As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que:
  • Incentivem seus sonhos,
  • Justifiquem seus fracassos,
  • Acalmem seus medos,
  • Confirmem suas suspeitas,
  • Os ajudem a atirar pedras em seus inimigos.
Essa única sentença vem do livro “The One Sentence Persuasion Course” de Blair Warren.
E com ela, o autor aprofunda os principais elementos da persuasão em seu livro.

7.Scientific Adverstising – Claude Hopkins

Um clássico imperdível de marketing e copywriting que não pode ficar de fora da sua lista. Você terá acesso a princípios atemporais de persuasão e marketing que continuam atuais e não dão sinal de que deixarão de ser algum dia.

8.The Architecture of Persuasion – Michael Masterson

Neste livro você aprende a estruturar uma carta de vendas do começo ao fim. Apesar de não ser focada para a escrita online, todos os princípios desse livro são facilmente aplicados no meio digital.

9.Great Leads: The Six Easiest Ways to Start Any Sales Message de Michael Masterson e John Forde

O livro que te ensina a escrever introduções poderosas para suas copys não pode faltar na sua lista de leituras sobre copywriting.

10.Copy Logic! The New Science of Producing Breakthrough Copy- Mike Palmer

É na revisão que a copy ganha vida e deixa de ser apenas um texto mediano para se tornar uma máquina de vendas na internet. O processo de revisão de copy você aprende nesse livro.


8 dicas de como colocar todo esse conhecimento em prática


1.Dedique pelo menos um ou dois dias da semana totalmente à escrita.

Aos poucos seu cérebro vai colocando você em um estado mental ideal para escrever textos nesses dias específicos.

2.Não gaste sua energia antes de começar a escrever.
Deixe para realizar tarefas que exigem da sua energia e humor para depois.

3.Teste a técnica Pomodoro.
Divida seu tempo dedicado para escrever textos em períodos de 60 a 90 minutos. E faça pausas de 10 a 15 minutos entre elas.

4.Leia assuntos não relacionados à sua área.
Sempre é possível gerar bons insights se você mantiver a mente aberta e alerta.

5.Defina prazos de entrega e faça de tudo para cumpri-lo.
O compromisso assumido com sua audiência fará com que seu foco aumente e a criatividade também, por consequência.

6.Crie um checklist.
Não desperdice energia lembrando de todos os passos que você precisa cumprir até que o seu texto chegue a seu leitor.

7.Fuja do excesso de informações.
Acreditar que, para implementar um projeto você precisa de mais e mais informações pode levar você a um estágio eterno de paralisia.

8.Reserve momentos para estudar copywriting.
Determine um dia de sua semana ou horários específicos para consumir novos conteúdos.
Caso se depare com alguma informação guarde-a para depois.