O copywriting é hoje a ferramenta mais eficaz para você atingir seus objetivos dentro do marketing digital. É um modo completamente diferente da escrita tradicional. E para se desenvolver como profissional do mercado digital é imprescindível dominar a escrita persuasiva, o storytelling e a arte de vender através de palavras.
O que é então o copywriting?
Escrever é a mais pura arte da comunicação. E para ganhar dinheiro online basta apenas um texto de distância. Todo escritor de sucesso já foi um fracasso um dia e basta um único texto excelente para você se tornar conhecido, formar uma audiência que devora suas publicações e ainda ser remunerado de maneira justa pelas suas habilidades como escritor.Estamos dentro da revolução digital e a leitura é o que move esse mercado, tornando dessa forma a escrita parte dessa revolução. Toda escrita é uma transação em que os copywriters compram sua atenção enquanto os leitores a vendem.
Copywriting significa o uso das palavras corretas para se comunicar com seu público no intuito de guiá-lo para uma tomada de decisão. Seja para vender, ou para se aproximar mais da sua audiência, estudar copywriting é essencial para uma boa comunicação na internet e em qualquer outro meio.
Através de páginas de vendas, emails ou produzindo conteúdos, a escrita será a base do crescimento do seu negócio e das suas vendas, seja de produtos ou serviços. Todos nós gostamos de comprar, mas incomoda a sensação de que estamos sendo convencidos a isso. Estudar copywriting é dominar a arte da persuasão, sendo fundamental para podermos vender mais.
Como a leitura pode te ajudar no desenvolvimento do copywriting
A leitura leva a melhora sensível da escrita, aumentando seu vocabulário e maneira de se expressar. Pensando nisso, também nesse artigo vou indicar alguns livros que julgo ser importantes para complementar os estudos e entender bem mais desse universo que envolve o copywriting.Um ritmo interessante e eficaz para poder aprender com a leitura é ler pelo menos um livro por semana. A leitura não pode ser encarada de forma passiva ao consumir informações. Devendo durante a leitura fazer perguntas, buscar pelas respostas, avaliar e aplicar na sua própria vida, dentro da sua própria realidade e decidir que é bom ou não.
Dá bastante trabalho, mas o caminho é recompensador. Ao invés de sair lendo todo tipo de livro sobre copywriting e escrita do mercado, você pode começar por essa lista que pesquisei para você.
1.Pré-suasão: a influência começa antes mesmo da primeira palavra – Robert Cialdini
O livro escrito pelo psicólogo Robert Cialdini mostra a técnica de pré-suasão. O autor diz que se você guiar a atenção do seu ouvinte estrategicamente, antes mesmo de oferecer uma proposta, ele já estará pronto para dizer “sim”.2.As armas da persuasão: como influenciar pessoas e não se deixar influenciar – Robert B. Cialdini
Nesta obra, escrita antes do livro “Pré-suasão”, Cialdini decidiu investigar os mecanismos por trás da persuasão. O que ele descobriu está nesse livro para pessoas que querem aprender a influenciar outras ou para aquelas que não querem mais ser manipuladas por pessoas que conhecem a ciência da persuasão.3.Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman
Quer aprender a conhecer a mente humana e o processo de tomada de decisões nos negócios e na vida pessoal e a influência das emoções nas nossas escolhas? Esse é o livro ideal para aprofundar no assunto.4.Confissões de um publicitário- David Ogilvy
Um dos melhores livros sobre copywriting escrito por um dos maiores publicitários de todos os tempos.David Ogilvy mostra como criar campanhas milionárias de um jeito leve e direto ao ponto, através de princípios servem também para vender produtos no mercado digital.
5.Storybrand – Donald Miller
Contar histórias é a melhor forma de vender. Não existe maneira mais simples e eficiente de explicar o que o seu negócio pode fazer pelos seus clientes do que através de uma boa história. O livro ensina o passo a passo para você criar a história da sua própria empresa.E para aqueles que dominam o inglês, recomendo esses ótimos livros de copywriting:
6.The one sentence persuasion course- Blair Warren
As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que:- Incentivem seus sonhos,
- Justifiquem seus fracassos,
- Acalmem seus medos,
- Confirmem suas suspeitas,
- Os ajudem a atirar pedras em seus inimigos.
E com ela, o autor aprofunda os principais elementos da persuasão em seu livro.
7.Scientific Adverstising – Claude Hopkins
Um clássico imperdível de marketing e copywriting que não pode ficar de fora da sua lista. Você terá acesso a princípios atemporais de persuasão e marketing que continuam atuais e não dão sinal de que deixarão de ser algum dia.8.The Architecture of Persuasion – Michael Masterson
Neste livro você aprende a estruturar uma carta de vendas do começo ao fim. Apesar de não ser focada para a escrita online, todos os princípios desse livro são facilmente aplicados no meio digital.9.Great Leads: The Six Easiest Ways to Start Any Sales Message de Michael Masterson e John Forde
O livro que te ensina a escrever introduções poderosas para suas copys não pode faltar na sua lista de leituras sobre copywriting.10.Copy Logic! The New Science of Producing Breakthrough Copy- Mike Palmer
É na revisão que a copy ganha vida e deixa de ser apenas um texto mediano para se tornar uma máquina de vendas na internet. O processo de revisão de copy você aprende nesse livro.8 dicas de como colocar todo esse conhecimento em prática
Aos poucos seu cérebro vai colocando você em um estado mental ideal para escrever textos nesses dias específicos.
2.Não gaste sua energia antes de começar a escrever.
Deixe para realizar tarefas que exigem da sua energia e humor para depois.
3.Teste a técnica Pomodoro.
Divida seu tempo dedicado para escrever textos em períodos de 60 a 90 minutos. E faça pausas de 10 a 15 minutos entre elas.
4.Leia assuntos não relacionados à sua área.
Sempre é possível gerar bons insights se você mantiver a mente aberta e alerta.
5.Defina prazos de entrega e faça de tudo para cumpri-lo.
O compromisso assumido com sua audiência fará com que seu foco aumente e a criatividade também, por consequência.
6.Crie um checklist.
Não desperdice energia lembrando de todos os passos que você precisa cumprir até que o seu texto chegue a seu leitor.
7.Fuja do excesso de informações.
Acreditar que, para implementar um projeto você precisa de mais e mais informações pode levar você a um estágio eterno de paralisia.
8.Reserve momentos para estudar copywriting.
Determine um dia de sua semana ou horários específicos para consumir novos conteúdos.
Caso se depare com alguma informação guarde-a para depois.